Páginas

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Pra que serve este blog?

O Centro Santos - Milani criou este blog como um espaço de comunicação entre as entidades que o integram, conselheiros, diretores e participantes das atividades promovidas pelo Centro no Brasil e na Itália. É, portanto, um espaço de diálogo e um desafio para que exercitemos a língua dos dois países, a fim de que a comunicação se estabeleça. Para que seja dinâmico, as mensagens trocadas não devem ser longas: notícias, agendas, fotos, indicação de leituras e filmes são conteúdos indicados. Artigos e textos, podem ser enviados por e-mail e comentados no blog para que possam ser compartilhados por um número maior de pessoas.

4 comentários:

Anônimo disse...

Solo per sperimentare nostro blog, invio abbracci a tutti amici del diretivo Santos-Milani. Aspeto che il dialogo succeda.

zeh... disse...

Olá. Sou estudante de arquitetura e estou em um grupo de extensão que irá fazer o projeto de um centro de formação em um assentamento do MST. Estamos a procura de referências de centros de formação popular já existentes. Se possível, gostaria de receber algumas fotos do centro de formação Milton Santos-Lorenzo Milani. Meu e-mail é zthiesen@gmail.com

Grato desde já.
Abraços

Anônimo disse...

Aperitivos do pensamento de Milton Santos

“Como a situação atual é física e moralmente insuportável para uma enorme massa de indivíduos, cabe pensar na hipótese de urgentemente atender aos mais ardorosos sofrimentos da população e aguardar que a História, ao ser feita, permita um caminho onde cada passo não seja para agravar ainda mais as carências e aumentar as condições. Seja como for, a situação atual deve ser erradicada o quanto antes”.

“O meio ecológico é um meio modificado, cada vez mais é meio técnico. Dessa forma, o que em realidade se dá é um acréscimo ao meio de novas obras dos homens, a criação de um novo meio a partir daquele que já existia: o que se costuma chamar de ‘natureza primeira’ já é ‘natureza segunda’”.

“O meio ecológico é o conjunto de complexos territoriais que constituem a base física do trabalho humano.
As infra-estruturas são o trabalho humano materializado e geografizado na forma de casas, plantações, caminhos”.

“O espaço é formado por um conjunto indissociável, solidário e também contraditório de sistemas de objetos e sistemas de ação, não considerados isoladamente, mas como o quadro único no qual a historia se dá”.

“O espaço é hoje um sistema de objetos cada vez mais artificiais, povoado de ações igualmente imbuídas de artificialidade, e cada vez mais tendentes a fins estranhos ao lugar e a seus habitantes”.

“paisagem e espaço não são sinônimos. A paisagem é o conjunto de formas que, num dado momento, exprimem as heranças que representam as sucessivas relações localizadas entre homens e natureza. O espaço são essas formas, mas a vida que as anima”.

ana disse...

Maravilha os "aperitivos" do pensamento de Milton Santos. Estou convencida de que precisamos estudá-lo seriamente, principalmente tratando-se de um Centro que leva seu nome, mas mais do que isto, pela importância de seus estudos para o momento histórico atual guiado pelo fetiche da mercadoria e parafraseando o próprio Milton Santos, pela "esquisofrenia do território" e, sobretudo, pelo que ele denomina a "transição em marcha".